Caieiras sedia Workshop para planejar formas integradas de promover o desenvolvimento regional
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011Com o tema “Construindo a Governança Metropolitana”, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, em parceria com a prefeitura de Caieiras, realizou o Workshop na cidade de Encontra Caieiras, na última quinta-feira. O evento contou com a presença dos prefeitos dos cinco municípios da região, bem como vereadores, sociedade civil, organizações, empresários, entre outras autoridades.
O encontro é o primeiro de cinco encontros que serão realizados para consolidar um documento que será encaminhado como sugestão ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano.
O objetivo das reuniões é discutir com as entidades representativas da sociedade e com os vereadores o formato da composição e das regras de funcionamento dos Conselhos Consultivos sub-regionais, assim como das Câmaras Temáticas.
Em caieiras, a palestra foi ministrada por Marcos Campagnoli, chefe de gabinete da secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, que apresentou ao público presente dados sobre a região norte, bem como a os objetivos desse trabalho.
O anfitrião do encontro, prefeito Hamamoto falou sobre a importância deste evento, bem como o novo ‘olhar’ que o governo Alckmin tem tido para a região. “Vivemos um momento histórico, onde a prioridade é o desenvolvimento”, completou.
O presidente da Câmara de Caieiras, vereador Paulão, elogiou a iniciativa do secretário Edson Aparecido e falou sobre o Parlamento Metropolitano, do qual faz parte e cujos objetivos são semelhante aos apresentados no evento.
Márcio Cecchettini, prefeito de Franco da Rocha falou sobre a união dos prefeitos da região, que por meio do Cimbaju buscam soluções para os problemas comuns. “Temos inúmeros problemas que devem ser combatidos em conjunto, como as enchentes, por exemplo, saúde e estradas”, justificou.
O prefeito de Cajamar, Daniel Fonseca, disse que este trabalho é extremamente positivo e representa uma modificação do pensar político.
Segundo o palestrante, é fundamental que a sociedade conheça os instrumentos de governança metropolitana que foram criados recentemente e passem a participar desse momento novo de construção dessa nova visão a cerca dos fenômenos metropolitanos.
“Esse é o momento de estruturação dos instrumentos de governança da Região Metropolitana de São Paulo, como também dos Conselhos Consultivos e das Câmaras Temáticas. É um momento onde estamos construindo juntos uma política sólida para que esse processo se sustente e perenize ao longo dos anos. Por isso, é tão fundamental que toda a sociedade participe da governança metropolitana que estamos criando”, define Edson Aparecido.
Fonte: Região Metropolitana