Projeto do Ecoparque de Caieiras é entregue para a população
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012A cidade de Caieiras tem motivos para comemorar, no dia 27 de dezembro, representantes da prefeitura, juntamente com o secretário do estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentaram, na praça Pró-polo, o Projeto Funcional do Ecoparque Linear que será construído na cidade.
A apresentação da maquete chamou a atenção da população durante o evento, pois trata-se de um dos grandes sonhos dos moradores de Caieiras e que começa a ganhar forma.
O estudo foi realizado pela CPTM, em convênio firmado com a prefeitura em 2009, com vista à construção do viaduto.
O parque terá mais de 443.000 m2 de área, sendo, em projeto, 17.600 m2 área construída. Serão construídos três núcleos de atividades: cultural, eventos e esportes. A recuperação da várzea do Rio Juqueri, que acontecerá por meio do enriquecimento da vegetação ciliar com plantio, pela CPTM, de 23.000 mudas de espécies nativas, se alia à própria implantação do parque, contribuindo para a contenção das cheias do rio Juqueri. Os lagos, com suas áreas de entorno, bem como as áreas verdes existentes, serão destinados a atividades turísticas, esportivas e de lazer.
O espaço foi disponibilizado pelo município, ficando a CPTM com a responsabilidade de desenvolver os estudos, projetos e ações de compensação ambiental, assim como elaborar o Projeto Funcional e o Plano Diretor do Ecoparque. As diretrizes básicas do projeto foram estabelecidas por um grupo técnico formado por representantes da CPTM, da Prefeitura e da comunidade.
A maestrina Célia Bittencourt, da Fanfarra Walther, elogiou o projeto, “É um projeto muito bacana, pois contempla coisas importantes: cultura, esporte e lazer.”
O secretário Jurandir Fernandes encerrou o evento falando da importância de se fazer um bom projeto, “Para que não fiquem pensando que isso é uma festa de papel, quando a iniciativa privada lança um empreendimento, ela precisa todo um plano para vender o empreendimento. Nós precisamos vender essa ideia desse projeto maravilhoso, para que a sociedade e empresas privadas nos apoiem. Não há necessidade de se fazer tudo ao mesmo tempo, obtêm-se um financiamento e começa por uma determinada área.
Nada pode começar sem um planejamento bem feito.”. Ele anunciou também a construção da nova estação da CPTM, pois a atual é tombada pelo CONDEPHAAT. Será construída uma totalmente nova próxima a atual.
A maquete ficará em exposição até o dia 31 de janeiro de 2012, no anexo da Câmara Municipal para visitação pública.
Fonte: Prefeitura de Caieiras